A União Europeia

A União Europeia funciona como junção de Estados e povos e quanto mais for junção de povos e menos de Estados, melhor. Porque povos há muitos e Estados nem por isso.

Quero que cada povo possa sentir-se como tal, quero que uma pessoa possa sentir-se como parte de vários povos ou de nenhum, que se sinta orgulhosa duma Europa, dum Estado e duma Região que funcionam e são neutras cultural e nacionalisticamente, sem isso significar que ignoram as culturas e as "nações", inventadas ou não.

No limite, os Estados dividir-se-iam por razões de gestão, as regiões idem e haveria tantas selecções nacionais quantos "sentimentos nacionais". A nação ficaria desterritorializada e o Estado desnacionalizado.

Claro que esta é uma utopia perigosa e por isso defendo apenas que os Estados se preocupem mais com os valores ocidentais e menos com os valores nacionais e que todos defendam as várias nações e sintam como suas as várias nacionalidades europeias.

Ou seja, defendo que não utilizar o Astérix por demasiado francês é não ser europeu, porque tudo o que é francês é europeu, tal como tudo o que não o é.

Sem comentários: