Onde se come melhor? Em "Espanha", claro!


Qual é o país onde se come melhor? Em "Espanha", claro. (E perdoem-me as aspas muito nacionalistas catalãs, porque, à falta de independência do meu país, a "Espanha" de que todos falamos inclui a minha terra, e lá também se come muito bem, como todos devíamos saber.)

Reparem: não tenho qualquer simpatia especial por Espanha. Gostava até de partilhar a certeza parva de muitos portugueses de que em Espanha se come pessimamente. Mas não posso: qualquer pessoa que investigue um pouco mais para lá dos snack-bars ou estações de serviço e queira realmente ser surpreendida, sabe que em Espanha se come muito bem; que os franceses ganhariam em imitar os espanhóis; que nós, neste campeonato, nunca venceremos nem os oitavos-de-final; que Espanha, nisto, está noutra galáxia. (E olhem que eu deliro com a cozinha portuguesa. Mas uma coisa é Almada Negreiros, outra coisa é Dalí.)

Então porque há esta ideia portuguesa de que em Espanha se come mal, mesmo entre gente que já comeu muitas vezes por terras vizinhas? Pela mesma razão por que muitos estrangeiros que nos conhecem não sabem realmente ver para lá das ideias que tinham quando cá chegaram: é diferença entre confirmar e descobrir: há quem viaje para confirmar, há quem viaje para descobrir e para se esforçar um pouco para lá do óbvio.

É por isso que, em Portugal, não se conhece a melhor cozinha do mundo. Será que só cá ninguém ouviu falar de Ferran Adrià (para só falar do óbvio e já batido "melhor cozinheiro do mundo")?

Sem comentários: