Pedro Norton e os Jovens

Pedro Norton escreve bem. É um cronista realmente liberal, que foge sempre às opiniões formatadas. Mas quando se trata da Juventude (esse bicho) ou da Educação (esse mastronço), é facílimo adivinhar o que vem aí: não sabe do que fala e presume sempre que os jovenzinhos são umas bestas (por estas exactas palavras). Nem sentido de humor lhes reconhece, muito menos capacidade para gozar com a sua própria linguagem, utilizando material felino.

Mas pronto, tirando as tiradas anti-jovens, continua a ser o meu cronista preferido da Visão.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Andreu,
Agradeço os seus elogios que só me responsabilizam mais. Em relação às críticas três notas:
1ª - reconheço que cometi um erro no episódio dos «gatos». E já enviei uma nota à Visão sobre o assunto.
2ª - Sobre a juventude reconheço também que qualquer generalização é sempre injusta mas não é possível escrever um artigo passando a vida a sublinhar excepções que são óbvias (é óbvio que existem muitos jovens bem preparados e cultos; duvido é que sejam uma maioria).
3ª - Não tendo um doutoramento em «jovens» também não sou competamente analfabeto. Dei aulas a estudantes universitários durante alguns anos e sei minimamente do que falo.
Um abraço e continue a criticar. O Popper (velho liberal como nós) sempre acreditou que essa era a única forma de evoluir.
PN

Unknown disse...

Caro Pedro:

Obrigado pelo comentário. Só me honra.

Apenas uma nota sobre a nota: a maioria dos jovens não serão cultos e bem preparados, certamente. Mas alguma vez o foram? (Não é pergunta retórica.)

Continuo a sublinhar que é dos poucos proponentes dum liberalismo que partilho e que me faz ter sempre muita dificuldade em escolher o partido no qual votar, por não haver representante aproximado do que defendo em Portugal.

Cumprimentos,

Andreu